top of page

Efeito Sanfona


Na corrida para conseguir um corpo perfeito, muitas pessoas partem para uma dieta restritiva para emagrecer. Que é um erro, você pode até eliminar aqueles quilos indesejáveis por curto período, mas a pergunta é, você vai conseguir levar essa restrição por muito tempo?


Essas dietas restritivas são responsáveis pelo o efeito sanfona, e cerca de 80% das pessoas que realizam dietas como essa, mas acabam a recuperar o peso, segundo estudo realizado em 2011, pelo jornal de Medicina da Inglaterra.

Uma pesquisa realizada na Austrália divulgada em 2011, que, logo após perderem peso, as pessoas apresentam alterações hormonais que aumentam o apetite, desaceleram o metabolismo e fazem com que o corpo elimine menos gordura. Mas a principal descoberta do estudo foi a de que tais alterações persistem pelo menos um ano após o fim da dieta, fazendo com que muitos indivíduos voltem a engordar mesmo se continuam controlando a alimentação.

O efeito sanfona acomete mais pessoas que se submetem a dietas sem a presença de nutrientes importantes para o organismo. Apesar de essas dietas emagrecerem de forma rápida, elas causam um novo ganho de peso, pois as células de gorduras aumentam em volume. Quando emagrecem as células desidrata e não são eliminadas, aumentam as chances de a pessoa voltar a engordar novamente.

O problema que não só interfere no peso, mas também na saúde, pois como já vimos acima, essas dietas causa um desequilíbrio hormonal. E também há alguns estudos que relatam que o efeito de emagrecer e engordar favorece o aumento dos níveis de colesterol circulantes e o aumento da pressão arterial. E As mulheres são as mais prejudicadas, apesar de todas essas alterações elas podem ganhar camadas extra de gordura abdominal. Além disso, o cérebro entende que a perda de peso é uma agressão para o organismo e por conta disso ele diminui a queima de calorias deixando o organismo mais lento. Esse efeito provoca no corpo o surgimento do efeito sanfona. A maneira mais saudável de driblar esse efeito sanfona é seguir um plano alimentar personalizado, feito por um profissional nutricionista e manter uma vida ativa e com hábitos saudáveis.


Até mais!!!

Créditos:

Revista veja, ed. Abril

Revista Hiper Sharp, Dr. Fernando Babalhau


Featured Posts
Recent Posts
Nenhum tag.
bottom of page