top of page

Dieta sem GLÚTEN


Mais uma dieta da moda que virou febre e promete eliminar alguns quilos. Segundo seus seguidores, o GLÚTEN é o "culpado" pelo aumento de peso. Então se eu eliminar ele da dieta, consigo emagrecer? Vamos te explicar...


A dieta isenta glúten é o único tratamento para os portadores da DOENÇA CELÍACA, que é uma doença autoimune que afeta o intestino delgado, interferindo na absorção de nutrientes essenciais para o organismo como os carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas, minerais e água. A doença é caracterizada pela intolerância permanente ao glúten, ou seja, o paciente deverá seguir uma dieta sem glúten por toda a vida.


O glúten é uma proteína vegetal presente no trigo, centeio, cevada, aveia e malte. As preparações mais comuns que utilizam esses ingredientes são: bolos, pães, pizza, biscoitos, bebidas fermentadas (cerveja), etc. Em uma dieta isenta de GLÚTEN, todos esses cereais e seus derivados são substituídos por outros alimentos como: arroz, batata, fécula de batata, polvilho, tapioca, amido de milho, farinha de milho entre outros.


O glúten faz mal para a saúde?


NÃO, se você não é portador da doença celíaca, não tem intolerância ou sensibilidade ao nutriente, não existem restrições. Ultimamente pessoas não portadoras da doença estão seguindo a dieta isenta de glúten com a esperança de perder peso. Mas o que elas não sabem é que não é o glúten que causa a perda de peso e sim as mudanças dos hábitos alimentares que muitas vezes é submetido a fazer.


O glúten engorda?


É importante esclarecer que o glúten isoladamente NÃO é responsável pelo aumento de peso e sim o consumo excessivo de alimentos calóricos. Insisto em dizer que o vilão do aumento do peso é a QUANTIDADE QUE VOCÊ COME. E o fato dos seguidores dessa dieta emagrecerem não é pela exclusão do glúten, mas pela baixa ingestão de calorias. Temos como exemplo o PÃO DE QUEIJO, que é um alimento SEM GLÚTEN, mas altamente calórico, ou seja, quando consumido em excesso causa o aumento do peso.


IMPORTANTE: Se você sente algum desconforto com a ingestão dos alimentos fontes de glúten, acompanhado ou não de diarreia, vômito, perda de apetite e anemia, procure um médico para realizar exames diagnósticos. Se confirmada a doença procure um nutricionista para orientação e acompanhamento nutricional.



Portanto caro leitor, se você não tem sensibilidade ou intolerância ao glúten, pode comer sem culpa o seu pãozinho francês. Fique atento no tamanho da porção para não ocorrer excessos. E para aqueles que querem emagrecer, o ideal é começar com pequenas mudanças de hábitos e nunca partir para algo radical.


DICA: Não existem milagres, a mudança depende unicamente de VOCÊ!


Beijos




Créditos:

http://revistadonna.clicrbs.com.br

http://www.riosemgluten.com

http://www.fenacelbra.com.br


Featured Posts
Recent Posts
Nenhum tag.
bottom of page