Dieta da proteína, Dukan, Atkins, etc.. o que VOCÊ precisa saber!
- Antonia e Karen
- 13 de fev. de 2015
- 2 min de leitura

Com certeza você já ouviu falar na dieta da proteína ou então já se arriscou em segui-la. Mas é verdade que a proteína ajuda a emagrecer? Auxilia no aumento de massa muscular?
Hoje vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre essas dietas que fizeram a cabeça da galera e até mesmo as celebridades como a duquesa Kate Middleton.
A proteína é essencial para a nossa sobrevivência, sendo responsável por várias funções no organismo como: construção e manutenção de todos os órgão e tecidos, formação de hormônios, enzimas e anticorpos.
Ela pode ser de origem animal ou vegetal. No caso da proteína vegetal é incompleta, por ser pobre em aminoácidos essenciais (aqueles que o corpo não produz). Já proteína de origem animal é de alto valor biológico e contém todos os aminoácidos essenciais.
Mesmo sabendo da importância da proteína temos que ter cautela para seu consumo, pois tudo em excesso no organismo pode causar toxicidade. Claro que a proteína aliada a atividade física é responsável pelo ganho de massa muscular. Mas seu consumo deve ser acompanhado por um profissional da área da saúde. O profissional NUTRICIONISTA pode calcular a quantidade ideal que você precisa ingerir de acordo com a atividade praticada.
Recomendações
A proteína deve ser consumida em quantidade adequada para cada fase da vida e para determinada finalidade. Para adultos sedentários, ou seja, que não praticam atividade física, a Recommended Dietary Allowances (RDA) recomenda 0,8g de proteína para cada kilo de peso corporal ao dia. Já para os adultos praticantes de alguma atividade física a quantidade pode variar de 1,0 a 2,4g/kg de peso corporal ao dia. Tudo isso depende da modalidade do esporte, sua duração, etc.
Dieta da proteína emagrece? Simmm emagrece seu corpinho e neurônios! Já falamos aqui no blog que o carboidrato é o combustível essencial para manter o corpo em funcionamento.
Você restringe o carboidrato e sente fraqueza, tontura e não tem disposição para NADA. "Forçar" o corpo a usar a gordura como fonte de energia, vai colaborar para produção de corpos cetônicos (aqueles que quando em excesso causam acidose metabólica, que também pode levar ao coma) e mau hálito! Sem contar o efeito sanfona: você emagrece o que desejava e quando volta a alimentação habitual, engorda tudo de novo ou mais!
Riscos dessas dietas:
Desidratação (se a ingestão não estiver acompanhada de água)
Sobrecarga renal ( insuficiência renal);
Perda de cálcio (levando à osteoporose);
Doença da gota (pelo aumento de ácido úrico);
Resistência periférica á insulina (risco de diabetes);
Intestino preso (pela falta de fibras na dieta)
Agora você já sabe que a dieta da proteína pode trazer sérios riscos a sua saúde. Portanto caros leitores fujam dessas dietas malucas que prometem resultados a curto prazo. Sua saúde em primeiro lugar!
Dúvidas? Comentem abaixo!
Grande Beijo!
Créditos:
www.suacorrida.com.br
www.educacaofisica.com.br
Comments