Mãe & Bebê: Benefícios da amamentação
- Karen
- 6 de fev. de 2015
- 2 min de leitura

Hoje vamos falar da fase mais linda na vida de uma mulher que é ser mãe!
Te damos 8 motivos suficientes para você amamentar o seu bebê. Até porque os benefícios também são para as mamães! Confira abaixo...
Por que amamentar?
1 - O leite materno é COMPLETO para o seu bebê. Ele possui TODOS os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento do recém-nascido. É composto de proteínas, gorduras, vitaminas, sais, enzimas, anticorpos (essenciais para fortalecer o sistema imunológico) e ÁGUA.
2 - O bebê que recebe leite materno fica protegido contra várias doenças na infância como diarreias, alergias, infecções, diabetes, obesidade e seus benefícios são observados até mesmo na vida adulta.
3 - A mulher que amamenta perde peso mais rapidamente, reduz o fluxo sanguíneo no pós-parto e ainda fica protegida contra o câncer de mama e ovário.
4 - O bebê fica mais seguro através da troca de carinhos e aumenta o laço afetivo com a mãe.
5 - É livre de contaminação! (ao contrário da mamadeira, quando não higienizada corretamente favorece o crescimento de fungos e bactérias).
6 - É econômico! Já viu nas farmácias quanto custa uma lata de leite? Acha mesmo que compensa compras várias dela no mês, sendo que VOCÊ produz o melhor leite sem pagar nada por ele?
7 - Quanto mais o bebê sugar, mais leite a mulher vai produzir, através do estímulo da sucção a produção de leite aumenta!
8 - O exercício de sugar o peito é excelente para o desenvolvimento da face do bebê e dos dentinhos! Enquanto a mamadeira e a chupeta atrapalham esse processo e não estimulam a produção de leite.
Até quando amamentar?
Aleitamento Materno Exclusivo: até 6 meses de vida (exclusivo significa que você não ofertará nada mais que o leite materno para o seu bebê, se já falamos que ele é COMPLETO, significa que não precisa de água, chá ou qualquer outro complemento, ok?)
Aleitamento + alimentação complementar: Após os 6º mês de vida seu bebê começará a experimentar sabores e consistências de diferentes alimentos. Aqui começa a introdução das papinhas, mas se o bebê e a mãe quiser o aleitamento poderá se prolongar até os 2 anos de vida ou mais!
Claaaaro que nós sabemos que muitas mamães trabalham e precisam retornar às suas atividades. Neste caso converse com uma nutricionista ou com o pediatra que poderão te indicar a melhor forma de ofertar o leite para o seu bebê.
Lembrando que antes de partir para as fórmulas infantis, é possível você ordenhar o seu próprio leite e deixar na geladeira para que outra pessoa dê a criança.
Com a orientação correta de um profissional da área da saúde você pode amamentar seu bebê sem prejuízos, aliás, só existem benefícios!
Gostou da matéria? Tem dúvidas? Curta, comente e compartilhe!
Beijos!
Comments