top of page

Gastrite: O que eu [NÃO] posso comer?


Falou em dor no estômago, sua vó, sua mãe, seu pai, sua tia e o papagaio pensaram em SAL DE FRUTAS, CHÁ DE BOLDO e LEITE, verdade? haha


Pois é esses alimentos popularmente usados, ao contrário do que muitos acreditam, não resolvem o problema de gastrite. Pior que isso, causam sensação de alívio momentâneo, mas em seguida causam efeito rebote. Ou seja, seu estômago vai produzir mais ácido e a dor vai piorar. No caso do chá de boldo, não existe nenhuma comprovação científica de seus benefícios no tratamento de gastrites.


A matéria de hoje fala sobre um mal que atinge a população mundial. A gastrite é uma Inflamação na mucosa gástrica, ou seja, na parede do estômago. A nutrição tem papel importante no tratamento de gastrites, para que não haja complicações como gastrite crônica, úlceras e câncer gástrico. O objetivo da terapia nutricional é de aliviar os sintomas, facilitar a digestão, recuperar e proteger a mucosa do estômago.


Por que ela aparece?


- Uso contínuo de medicamentos como antinflamatórios, antiácidos e aspirina

- Uso abusivo de bebidas alcoólicas

- Fumo

- Estresse

- Refluxo Gastroesofágico

- Alimentação incorreta

- H. Pylori (bactéria que agride o estômago)


Quais são os sintomas?


- Dor em queimação

- Sensação de barriga "empachada" após as refeições

- Náuseas e vômitos

- Flatulência

- Diarreia


Como é feito o diagnóstico?


- Através dos sintomas

- Endoscopia

- Biópsia (quando necessário)


Tratamento Nutricional


- Realizar 5 a 6 refeições ao dia, com intervalo médio de 3 horas

- Mastigar bem os alimentos

- Comer em ambiente tranquilo

- Evitar comer e falar ao mesmo tempo


Alimentos indicados: Arroz, pão, purês de batata e mandioquinha, sopas, gelatina, mingaus, frutas não ácidas (laranja lima, banana, maçã, mamão, pêra, goiaba, melancia), verduras, legumes, carnes magras cozidas, assadas ou grelhadas.



Alimentos que devem ser evitados: frituras, bebidas alcoólicas, cafeína, pimentas, refrigerantes,leite, embutidos (mortadela, salame, bacon, linguiça, presunto), doces concentrados (goiabada, marmelada, geléias), gomas de mascar, frutas ácidas (laranja pêra, limão, morango, maracujá, acerola, abacaxi), temperos industrializados, sucos concentrados.


O leite deve ser evitado durante as crises, e quando consumido não deve ser isolado.


Primeiro é preciso tomar consciência que a mudança no estilo de vida e dos hábitos alimentares é essencial não só quando estamos doentes, mas contínua, para mantermos #SaúdePraVidaToda.


Beijos!

Créditos:

https://www.ufpe.br/agencia/index.php?option=com_content&view=article&id=41238:nutricao--saiba-quais-alimentos-ajudam-no-combate-a-gastrite&catid=9&Itemid=73

Featured Posts
Recent Posts
Nenhum tag.
bottom of page