top of page

A boa alimentação na prevenção do câncer


Com base em estudos epidemiológicos que analisou a relação entre câncer e nutrição, constatou que algumas modificações na alimentação podem prevenir o câncer.

O câncer é definido como uma enfermidade multifatorial, caracterizado pelo crescimento desordenado de células.

Nos últimos anos a ciência fez grandes descobertas sobre fatores de risco. É fato que a relação do câncer e a alimentação são muito estreitas: alguns alimentos causam e outros previnem.


A prevenção tem tomado uma dimensão importante, uma vez que é uma das maiores causas de mortalidade no mundo. E no Brasil o câncer apresenta uma das maiores incidência neoplasia maligna entre as mulheres.As causas do câncer são multifatoriais (endógena e ambiental), sendo a mais provável fatores relacionado a má alimentação.

Acreditam que cerca de 35% dos diversos tipos de câncer ocorrem em razão da dieta inadequadas. É provável que outros fatores também influenciem, tais como o tabagismo, obesidade, a falta de atividade física, a exposição a alguns tipos de vírus, bactéria e parasitas, além do contato com substâncias tóxicas.

Nos últimos anos a incidência de câncer de mama vem aumentando respectivamente, isso é observado por meio de uma série de temporais, que reflete na crescente prevalência da exposição a fatores de risco do câncer de mama, devido ao intenso processo de urbanização da população. O cotidiano agitado, o pouco tempo para preparar o alimento. que levou ao acrescimento do consumo de alimentos industrializados (processado e ultra processado), com a falta de atividade física e a mudança de comportamento ao longo dos anos. Cultivando assim uma vida sedentária e com hábitos inadequados.

A alimentação é um fator de risco e de prevenção para o câncer. Como mencionado acima que a má alimentação é um fator de ricos, então falaremos agora como a boa alimentação pode prevenir o câncer de mama.Os alimentos que tem essas propriedades de prevenção são chamados de alimentos funcionais, com propriedades metabólicas e fisiológicas.

O conceito de alimentos funcionais é amplo e defende a suposição de que a dieta pode controlar e até modular as variedades das funções orgânicas, assim construindo para a manutenção da saúde e reduzindo o risco acometido pela patologia.Os principais alimentos funcionais que merecem destaque são os ácidos graxo poli-insaturado (ômega 3), ácido linoleico conjugado (CLA), as fibras, algumas vitaminas (A, C e E ) e minerais.

A literatura evidencia que o CLA, é capaz de inibir a progressão da doença, devido a sua ação inibidora de crescimento celular. E bem sabemos, que encontramos todos esses nutrientes com uma alimentação saudável e equilibrada. Para que isso aconteça será necessário fazer pequenas mudanças nos hábitos alimentares.

O importante é manter um estilo de vida saudável, uma alimentação equilibrada nutricionalmente e completa, com variedades de frutas, hortaliças e alimentos integrais, que fornecerão vitaminas, minerais, fibras e outros nutrientes. E evitar consumir alimentos processados e ultra processados.


E lembre se "O comer simples" será sempre a melhor escolha.


Um abraço e até mais!!!!



Créditos:

  • Garófolo A. et al. Dieta e Cancer: um enfoque epdemiológico. Rev Nutr, 2004.​

  • Padilha PC, Pinheiro RL. O Papel dos Alimentos Funcionais na Prevenção e Controle do Câncer de Mama. Revista Brasileira de Cancerologia 2004.​

Featured Posts
Recent Posts
Nenhum tag.
bottom of page