top of page

Batata doce: O alimento do atleta


Batata doce: Mas que alimento é esse tão consumido entre os praticantes de atividade física? E qual é sua contribuição para a musculação e para a saúde?


A batata doce é um tubérculo, muito consumida na América Central, especialmente no Haiti, seu lugar de origem. E cultivada em todas as regiões tropicais e subtropicais do planeta.

A sua composição é predominantemente de carboidratos, amido e açúcar. Com baixa proporção de gorduras e proteínas. É fonte de beta - caroteno (provitamina A), com a função de antioxidante, que ajuda a redução de radicais livres na corrente sanguínea ( redução do colesterol ruim). E também possui certa quantidade de fibras vegetal do tipo celulósico de fácil digestibilidade, com efeito suavizante nas paredes do intestino.


Aplicação dos benefícios da batata doce:


Obesidade

Ao contrário do que se parece a batata doce protege contra obesidade. Certamente se trata de um alimento rico em amido e bastante calórico, mas tem uma propriedade que faz diferença no tratamento contra a obesidade. Promove a sensação de saciedade e diminuem o apetite, controla ingestão de calorias pelos pacientes obesos.

Energia para o pré treino

A batata doce é recomendada para os praticantes de esporte e para aqueles que realizam esforço físico, por conter amido resistente e por ser considerado um alimento de baixo índice glicêmico (IG). Fornece energia para o treino, auxilia na queima de gorduras e no ganho de massa magra, devido á liberação de glicose no sangue de forma mais lenta.

Arteriosclerose

A arteriosclerose é uma doença inflamatória crônica de origem multifatorial que ocorre em resposta à agressão endotelial, nas artérias, pelo processo liberação de radicais livres (gordura) na corrente sanguínea. A vitamina A auxilia na redução desse processo, como na diminuição do colesterol liberado no sangue, devido a sua função antioxidante, protege as células.

Resumo dos beneficos:

Promove saciedade;

Reduz o apetite;

Emagrece;

Ajuda na queima de gordura;

Auxilia ao aumento da massa muscular;

Previne obesidade e doenças circulatória;

Previne arteriosclereose;

Deduz o colesterol VLDL e LDL (ruim);

Fontes de vitaminas;

Quando comer?

Apesar de nutritiva, saborosa e benéfia, a batata doce deve ser consumida com cautela, pois tudo em excesso é prejudica a saúde, portanto deve ser acompanhado de uma alimentação balanceada e saudável, combinada com hortaliças e gralhada ou assado.

O ideal é consumir em média uma porção deste alimento três vezes por semana, em qualquer uma das refeições diária, sem exageros!!! Cozido, assado ou grelhado é sabarosa.


Aproveite a dica e saboreei a batata doce!!!!


Uma abraço!!!!


Créditos:

O poder medicinal dos alimentos, Dr. Jorge Pamplona

Vitaminas antioxidantes e prevenção da arteriosclerose na infância,

Adriana Boni etal, Rev Paul Pediatr 2010.



Featured Posts
Recent Posts
Nenhum tag.
bottom of page